Para quem pensa cometer um suicídio sem dor, alertamos que o suicida não o fará sem dor, muita dor.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Porque as pessoas tentam o suicídio

As pessoas tentam o suicídio porque não podem suportar a sua dor psicológica e duvidam que alguma vez irão ficar melhor, sugere uma nova pesquisa.

Embora isso possa parecer intuitivo, os novos resultados, publicados este mês na revista Suicide and Life-Threatening Behavior [veja aqui], contradiz outras hipóteses de que as tentativas de suicídio são impulsivas ou um "grito de socorro".

"As nossas descobertas realmente convergiram em duas motivações que se aplicam a todos os que estavam no nosso estudo: a dor psicológica insuportável e o desespero de que as coisas não melhoram", disse o co-autor David E. Klonsky, psicólogo da Universidade de British Columbia, no Canadá.

As descobertas podem ter implicações para os médicos que tentam identificar quais pacientes correm maior risco de suicídio, disse Klonsky. Pesquisas anteriores já haviam descoberto que a demografia ou a genética podem desempenhar um papel importante no risco de suicídio.

Por exemplo, uma pesquisa mostrou que as crianças com autismo têm um maior risco de suicídio. A depressão também está ligado ao suicídio. Mas tais generalizações não fornecem orientações úteis para os médicos identificarem os pacientes que estão em maior risco.

Para isso, os pesquisadores devem primeiro obter uma melhor compreensão do que leva as pessoas às tentativa de suicídio. Assim, os pesquisadores desenvolveram um questionário para entender as motivações suicidas, e, em seguida, deram-no a 120 pessoas que tentaram suicídio nos últimos três anos.

Metade das pessoas veio da população em geral e tinham uma idade média de 38 anos, enquanto a outra metade era composta por alunos de graduação com uma média de idade de 21 anos. A maioria tinha tentado o suicídio entre uma e três vezes, mas pelo menos um paciente tinha feito 15 tentativas.

A esmagadora maioria das pessoas disseram que tentaram o suicídio por causa de sofrimento psicológico insuportável e porque estavam sem esperança de que iriam melhorar. A maioria também estava a pensar em suicídio há muitos anos.

Ao contrário das teorias anteriores, eles não mostraram mais impulsividade do que a população em geral, e não estavam propensos a dizer que a tentativa foi um grito de socorro. Os resultados sugerem que medidas como colocar redes debaixo das pontes pode prevenir o suicídio porque eles não frustrar uma tentativa impulsiva de suicídio.

Em vez disso, tais impedimentos previnem o suicídio por alguns minutos, horas ou dias - tempo suficiente para que os estados mentais das pessoas melhorem e até possam suportar a dor um pouco mais e, possivelmente, obtenham ajuda, afirmou Klonsky.

No entanto, pode haver mais fatores a distinguir aqueles que pensam em suicídio e aqueles que tentam fazê-lo. Outra pesquisa mostrou que as pessoas que sofrem de depressão que não tentam o suicídio podem ser tão infelizes e sem esperança, mas têm mais medo da ideia de que aqueles que fazem as tentativas.

"Tudo sobre a nossa biologia é para evitar a dor, evitar lesões, evitar a morte", afirmou Klonsky citado pelo LiveScience. Mas as pessoas que tentam o suicídio têm menos medo da dor e da morte. As pessoas que têm uma história de auto-mutilação, por exemplo, podem ter menos medo de tentar o suicídio do que aqueles que não o fazem.

Outra pesquisa mostrou que a habituação à ideia - que passa simplesmente por pensar muitas vezes sobre ela ou, por exemplo, andar numa ponte elevada enquanto considera o suicídio - também pode tornar as pessoas mais propensas a realizar uma tentativa. O novo estudo também fornece uma ferramenta para encontrar as pessoas em risco por causa de sofrimento psicológico, desespero e falta de medo da dor ou morte.

"Nós também achamos que um senso de conexão com os outros - a família, a comunidade, os amigos - é um importante fator de proteção que mantém as pessoas ligadas à vida e a querer viver, mesmo se estiverem em desespero ou dor", concluiu Klonsky.

- See more at: http://www.ciencia-online.net/2013/06/porque-as-pessoas-tentam-o-suicidio.html?showComment=1371829298087#sthash.NLu4ZMEW.dpuf