Para quem pensa cometer um suicídio sem dor, alertamos que o suicida não o fará sem dor, muita dor.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SUICÍDIO


SUICÍDIO 
LOUCA HUMANIDADE!
SOFRIMENTO DE UM SUICIDA
     "As conseqüências do suicídio são as mais diversas. Não há penalidades fixadas e em todos os casos elas são sempre relativas às causas que o produziram. Mas uma conseqüência a que o suicida não pode escapar é o desapontamento. De resto, a sorte não é a mesma para todos, dependendo das circunstâncias. Alguns expiam sua falta imediatamente, outros numa nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam." (resposta dos Espíritos à pergunta 957 de O Livro dos Espíritos).
     A observação mostra, com efeito, que as conseqüências do suicídio não são sempre as mesmas. Há, porém, as que são comuns a todos os casos de morte violenta, as que decorrem da interrupção brusca da vida. É primeiro a persistência mais prolongada e mais tenaz do laço que liga o Espírito e o corpo, porque esse laço está quase sempre em todo o seu vigor no momento em que foi rompido, enquanto na morte natural se enfraquece gradualmente e em geral até mesmo se desata antes da extinção completa da vida. As conseqüências desse estado de coisas são o prolongamento da perturbação espírita, seguido da ilusão que, durante um tempo mais ou menos longo, faz o Espírito acreditar que ainda se encontra no número dos vivos.
     A afinidade que persiste entre o Espírito e o corpo produz, em alguns suicidas, uma espécie de repercussão do estado do corpo sobre o Espírito, que assim ressente, mau grado seu, os efeitos da decomposição, experimentando uma sensação cheia de angústias e de horror. Esse estado pode persistir tão longamente quanto tivesse de durar a vida que foi interrompida. Esse efeito não é geral; mas em alguns casos o suicida não se livra das conseqüências da sua falta de coragem e cedo ou tarde expia essa falta, de uma ou de outra maneira. É assim que certos Espíritos, que haviam sido muito infeliz na Terra, disseram haver se suicidado na existência precedente e estar voluntariamente submetidos a novas provas, tentando suportá-las com mais resignação. Em alguns é uma espécie de apego à matéria, da qual procuram inutilmente desembaraçar-se para se dirigirem a mundos melhores, mas cujo acesso lhes é interditado. na maioria é o remorso de haverem feito uma coisa inútil, da qual só provam decepções.
     A religião, a moral, todas as Filosofias condenam o suicídio como contrário à lei natural. Todas nos dizem, em princípio, que não se tem o direito de abreviar voluntariamente a vida. Mas por que não se terá esse direito? Por que não se é livre de por um termo aos próprios sofrimentos? Estava reservado ao Espiritismo demonstrar, pelo exemplo dos que sucumbiram, que o suicídio não é apenas uma falta como infração a uma moral, consideração que pouco importa para certos indivíduos, mas um ato estúpido, pois que nada ganha quem o pratica e até pelo contrário. Não é pela teoria que ele nos ensina isso, mas pelos próprios fatos que coloca sob os nossos olhos. (Allan Kardec)
     O argumento espírita contra o suicídio não é apenas moral, como se vê, mas também biológico, firmando-se no princípio da ligação entre o Espírito e o corpo. A morte, como fenômeno natural, tem as suas leis que o Espiritismo revelou através de rigorosa investigação. O sofrimento do suicida decorre do rompimento arbitrário dessas leis; é como arrancar à força um fruto verde da árvore. As estatísticas mostram que a incidência do suicídio é maior nos países e nas épocas em que a ambição e o materialismo se acentuam, provocando mais abusos e excitando preconceitos. A falta de organização social justa e de educação para todos é causa de suicídios e crimes. (J. Herculano Pires)                                     

Um comentário:

  1. Eu não acredito que Deus possa condenar uma pessoa que tenha distúrbios mentais e cometa suicídio, ouvi falar que Deus é misericordioso. Uma passoa normal não comete suicídio.
    Outra coisa que me intriga é como a alma sente dor se a dor vem do cérebro? Dizem que quem se mata vai queimar no inferno; queimar o que se a alma é uma luz, uma energia ou uma névoa?
    Eu não entendo por que continuar vivendo se você não está contente com o que vê na vida. A vida é um lixo, é violência, dor, sofrimento. Só quem não olha para os lados que não enxerga isso. Como que as pessoas ainda dizem que a vida é bela, que Deus existe, com tantas mortes, sofrimentos, maus tratos de animais e outras atrocidades. Esse mundo está podre, apodreceu por causa da raça humana.
    Eu não estou contente em estár aqui, por mim eu não teria nem nascido. Eu gostaria muito de doar meus órgãos em vida, tem muita gente precisando, mas eu não posso fazer isso, os hipócritas não permitem. Deveria existir uma lei onde quem quisesse se matar era só ir em um hospitar, assinar uns papéis e ser um doador de órgãos, simples assim. Mas preferem que a pessoa se mate e não se aproveite nada.
    Espero que não exista vida após a morte; só me falat essa!

    ResponderExcluir